História do Campeche

O distrito do Campeche foi criado por lei n.º 4805/95 de 21/12/1995, sua área é de 35.32 km2, desmembrou-se dos distritos: Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição. Fazem parte do Campeche as seguintes localidades: Morro das Pedras, Praia do Campeche, Campeche e Rio Tavares. A origem da localidade está vinculada ao florescimento de um pequeno núcleo rural, cuja sede chamava-se Rio Tavares. As primeiras ocupações devem ter ocorrido nas proximidades da igrejinha de Sebastião de Mato de Dentro, também chamada de São Sebastião do Rio Tavares.

O termo Campeche denominava apenas a ilha existente , tendo o nome se estendido posteriormente para a praia e à atual localidade do Rio Tavares.
Há diferentes versões sobre a origem deste nome.

Uma delas justifica que o nome deriva de uma árvore ou arbusto , o pau - campeche cuja madeira corante era empregada em tinturaria.

Outra versão aponta o nome Campeche como uma corruptela das expressões francesas "Camp", "Peche".
"Camp" no sentido de campo, acampamento ou arraial de pescadores, indicando a região da grande ilha catarinense sobrevoada por aviadores franceses que utilizaram aquele antigo campo de pouso no Campeche.

Antes dos Franceses chegarem e constituírem um Campo de Pouso - o primeiro “aeroporto” local - a região era conhecida como pontal, Mato de Dentro, Campo Retiro, etc. Com a nova atividade promovida pela rota de viação, os franceses viram a Ilha do Campeche, ali perto da praia, e passaram a reconhecer toda a região daquela planície pelo nome de Campeche. Esses franceses faziam parte da Cia. Latecoere, uma empresa francesa de correio aéreo que possuía um campo de pouso em Florianópolis, entre 1927 e 1935. Dentre os pilotos podemos destacar o francês Antoine Marie Saint – Exupéry, também escritor de inúmeras obras como ao antológico “O Pequeno Príncipe.”

No Campeche destacam-se como reservas ecológicas tombadas pelo município a Lagoinha da Chica e a Lagoinha Pequena.

Cabe destacar no acervo histórico – arquitetônico da localidade os marcos fundacionais representados pelo conjunto formado pela igreja de São Sebastião, Teatro Divino Espírito Santo e Santa Cruz, que remontam os meados do século XIX e traduzem a origem luso – açoriana do povoamento local.
O Campeche tem seu núcleo original em expansão mas ainda conserva ambiente pacato típico das vilas de pescadores.

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis concebeu um projeto completo para a criação do primeiro Parque Tecnológico de porte da região da grande Florianópolis, que deverá ser instalado na região do Campeche, na localidade da Fazenda do Rio Tavares.

 

Praia do Campeche

A extensa praia de 3800 metros tem o nome da Ilha: Campeche. Foi o primeiro campo de pouso da Ilha de Santa Catarina entre 1927 e 1935, constando nos diários do navegador e escritor famoso, Saint- Exupéry. Suas ondas são fortes, mas não amedrontam os pescadores que visitam a ilha em frente.